
FOTO: REPRODUÇÃO
Um membro da organizada Máfia Azul foi preso em flagrante na noite da última quarta-feira, durante jogo entre Cruzeiro e Ituano, após arremessar uma cadeira para cima e atingir uma criança dentro do Mineirão. O torcedor responderá por tentativa de homicídio.
Em vídeo que circula nas redes sociais, o pai da criança, que também faz parte da Máfia Azul, explica que a cadeira arremessada pra cima acabou acertando ele e sua filha, que acabou sendo ferida no olho com o impacto do objeto.
“Por centímetros ela não fica sem a visão, mas graças a Deus foi só um susto. Queria fazer um apelo pra molecada parar com isso, de ficar jogando as coisas pra cima. Me acertou também, mas não me machucou, quem dera tivesse só me acertado”, relata em vídeo.
Agressor é expulso da Máfia Azul
A Máfia Azul emitiu uma nota (confira abaixo), nesta tarde comunicando a expulsão do integrante que protagonizou o lamentável episódio “por conduta inadequada levando perigo aos torcedores ao arremansar objetos na arquibancada”. Ainda segundo a nota, o agressor fica proibido de frequentar eventos da torcida e setores onde ficam no estádio, além de adquirir produtos que remetam à organizada, destacaram.

Nota do Mineirão:
Em contato do portal com a administradora do Mineirão, a mesma informou ter tomado conhecimento do caso e relatou que só nesse ano, cerca de 4.800 cadeiras foram danificadas em 45 partidas. A concessionária ainda destacou que repudia o ato de vandalismo e cita que o agressor foi identificado pela Polícia Militar e preso em flagrante no setor Amarelo Superior.
Nota na íntegra:
O Mineirão lamenta e se sensibiliza com o caso de uma criança atingida por um banco de cadeira na partida entre Cruzeiro e Ituano, nessa quarta-feira (5). O estádio tomou conhecimento e acompanhou o fato, que ocorreu no setor Amarelo Superior. O autor foi identificado na hora pela Polícia Militar e preso em flagrante. A criança foi atendida no posto médico e, posteriormente, encaminhada ao hospital.
O Mineirão repudia, veementemente, atitudes de vandalismo e violência como essa, comportamento que vem se repetindo, mesmo com campanhas promovidas pelos clubes e pelo estádio nas redes sociais, telão e sistema de som.
Só em 2022, a administração contabilizou 4.800 cadeiras danificadas em 45 partidas, média de uma cadeira quebrada a cada 50 segundos de jogo. Quando atiradas a esmo, as cadeiras ou pedaços vandalizados podem atingir pessoas e os responsáveis processados criminalmente. Além de atingir pessoas, o prejuízo até o momento para os clubes mandantes é de R$ 345.911,74.
Polícia Civil divulga nota
Em nota trazida pelo portal BHAZ, a Polícia Civil também se manifestou em relação ao caso, relatando que o suspeito de 29 anos foi conduzido e ouvido pelo órgão responsável, além de ter sido autuado em flagrante por tentativa de homicídio, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
“Sobre os fatos registrados ontem (5/10), no estádio de futebol, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que o suspeito, de 29 anos, foi conduzido e ouvido pela Autoridade Policial por meio da Central Estadual do Plantão Digital, onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações prosseguem na Delegacia de Eventos e de Proteção ao Turista para a completa elucidação dos fatos”.
Reincidência
Essa não foi a primeira vez que um torcedor foi atingido dentro do Mineirão por arremesso de objetos para o alto. No dia de 18 de julho, em partida que o Cruzeiro venceu o Novorizontino por 2 a 1, o torcedor Roberto Luiz Rosa dos Santos, de 42 anos, foi atingido também por uma cadeira que foi arremessada para o alto durante o segundo gol celeste já no final da partida, o que causou um corte profundo em sua testa. O agressor não foi identificado e o torcedor fez um boletim de ocorrência.