
O grupo de torcedores que vem se manifestando de forma assídua a respeito da atual fase vivida pelo Cruzeiro, intitulado de “Nascidos Palestra, Forjados Cruzeiro” programou um novo protesto para que o torcedor compareça. Responsáveis por diversos atos de relevância no final de 2019 e também no início deste ano, como a vigília de 24 horas no dia do aniversário do clube, agora cobram pela mudança do estatuto do clube, exigindo por mais transparência e também pela expulsão dos conselheiros que formam a “Família União”, grupo que apoiou o ex-presidente Wagner Pires de Sá e segue se movimentando no bastidores para formar uma chapa e lançar um candidato à presidência nas próximas eleições do clube.
O grupo tem atuado em diversas frentes, além dos protestos presenciais, vem também mobilizando as redes sociais com pautas diversas. Entre elas, o pedido de demissão de diversos funcionários ligados à gestão passada, como Flávio Pena (diretor financeiro) e Benecy Queiroz, hoje à frente do futebol do clube junto com o recém-contratado diretor de futebol Ocimar Bolicenho.
A ideia do protesto a ser realizado no próximo sábado, 11/01, às 14 horas, no clube do Barro Preto, é que o presidente interino do Cruzeiro, José Dalai Rocha, convoque uma reunião do conselho com votação aberta para que aconteça uma mudança estatutária, com a criação de um portal de transparência, flexibilização dos candidatos ao pleito presidencial, responsabilização de dirigentes que cometerem atos ilegais e escusos que possam ferir o patrimônio do clube, possibilidade de participação do sócio-torcedor, através do voto, nas eleições entre outras pautas.
O grupo de torcedores se denomina “sem lado político” mas entende que o grupo que atualmente possui maioria no conselho causa mal ao clube e precisa ser expulso e/ou afastado para que o Cruzeiro possa reerguer e se reestruturar sem interesses pessoais. Em diversas oportunidades o grupo cita apoio ao conselho de notáveis que prontamente aceitou a missão de gerir o clube após as renúncias de Wagner Pires de Sá, Hermínio Lemos e Ronaldo Granata.