
Para a partida desse domingo pelo Campeonato Brasileiro o técnico Mano Menezes declarou a todos, abertamente, que irá mandar a campo uma equipe “alternativa” com o foco na preservação de seus titulares para o jogo de volta da Copa do Brasil, na quarta, contra o Santos.
Mesmo com duríssimo jogo de volta contra a forte equipe do Grêmio, a equipe do Flamengo sinaliza momentânea prioridade ao campeonato brasileiro, donde tentará recuperar a liderança perdida para a equipe do São Paulo na última rodada contra o Cruzeiro em partida com possibilidade de grandíssimo público no Maracanã (já foram vendidos mais de 42 mil ingressos). O técnico flamenguista deverá mandar à campo o melhor de seu elenco para encarar o misto quente celeste.
Com um olho no “Peixe” para o jogo da Copa do Brasil, os titulares de Mano serão preservados para confronto de volta das quartas de final, o outro olho será mirado para o rendimento de jogadores tidos como “reservas” mas, que a médio prazo, poderão ser úteis para o desenrolar da temporada. Mesmo com a vantagem de 1×0 obtida no jogo de ida, na Vila Belmiro, a prudência, cautela e planejamento revelam que o técnico Mano Menezes acerta em poupar grande parte de seu elenco titular para o jogo de volta (até porque a maratona do mês de agosto está pesada e o trabalho tem que ser para que o mês não seja o mês do desgosto). Assim, poupar será necessário, e, mesmo poupando, será boa oportunidade para dar ritmo aos demais atletas do grupo.
Mesmo não sendo titular absoluto, o garoto Raniel que já conta com o apreço do técnico gaúcho e de boa parte da torcida e terá mais uma oportunidade de comandar o ataque celeste e quem sabe deixar sua marca no Maracanã?
O companheiro de ataque de Raniel deverá ser o baiano David, contratado a peso de ouro do Vitória-BA para ser o velocista da equipe de Mano e terá mais uma chance o alto valor investido. Pelas referências passadas e principalmente pela principal característica que falta ao time esse é mais um que terá uma excelente oportunidade de mostrar que poderá ser útil ao técnico Mano Menezes.
Outros atletas também contratados por altas cifras, mas que ostentam atualmente posição de reservas, também terão oportunidade de mostrar seu valor: Bruno Silva e Mancuello.
O volante Bruno Silva que foi destaque no campeonato nacional passado pela equipe botafoguense retornará ao Rio de Janeiro para enfrentar o clube pelo qual rivalizou bastante no passado. As atuações recentes do volante celeste ainda não permitem justificar integralmente o alto valor investido. Tentar utilizar esse jogo para mostrar seu real valor deverá ser a tônica para esse jogo. Quem sabe as características que marcaram o atleta no ano passado não se revelem nesse jogo (bom jogo aéreo e presença ofensiva pelo flanco direito)?
Outro que terá oportunidade ímpar para justificar sua valia ao técnico Mano Menezes será o meio-campista argentino, Mancuello. Se a “lei do “ex”” se fizer prevalecer no seu caso quem sabe um golzinho seu não ajude o Cruzeiro a conquistar mais uma vitória no Maracanã?
Ainda que hajam outros reservas e jogadores pouco utilizados no ano, estes são os atletas que mais chamariam a atenção de Mano Menezes e da torcida para eventual evolução.
Por outro lado, grande parte da torcida não nutre qualquer esperança de melhora em relação aos laterais Ezequiel e Marcelo Hermes. Para essa parte da torcida, estes, se não atrapalharem, já estaria de bom tamanho pois são ineficientes no apoio e na defesa, na maioria das vezes. Mesmo assim, a chance desses dois poderia representar a oportunidade, ainda que derradeira, de mostrarem que vez ou outra poderão ser úteis.
Mesmo com um olho no “peixe”, com titulares ou não, aonde quer que a camisa do Cruzeiro entre em campo, o foco será sempre uma boa participação, ainda que as perspectivas sejam diferentes.
Vamos, vamos Cruzeiro!