Utilizados e emprestados em 2020, quatro jogadores retornam para avaliações e novas chances

Compartilhe

FOTO: MONTAGEM / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.

Com o fim da temporada de 2020 e o início de 2021 se aproximando, quatro jogadores que estavam nos planos do Cruzeiro e chegaram a compor o elenco no ano passado, retornam de empréstimo e serão analisados sobre uma segunda chance do atual elenco. O lateral esquerdo Rafael Santos, o zagueiro Arthur, o meia Ariel Cabral e o atacante Vinícius Popó são jogadores que terão que passar pelo crivo do diretor de futebol André Mazzuco e do técnico Felipe Conceição, para terem nova chance na Raposa.

Rafael Santos retorna de empréstimo após ser campeão com a Chapecoense. O lateral esquerdo, que chegou a atuar em quatro partidas com a camisa do Cruzeiro (três pelo Campeonato Mineiro e uma pela Copa do Brasil), não teve grande destaque na Chape e atuou em apenas 5 partidas. Em apenas uma oportunidade o jogador foi titular e permaneceu em campo por todo o tempo, no jogo contra o Avaí, na 8ª rodada da Série B). Sua minutagem foi bem baixa, somando apenas 208 minutos jogados. Com 23 anos, Rafael Santos foi reserva do provável novo reforço da Raposa, o lateral Alan Ruschel.

Outro que também esteve em um time que conseguiu o acesso, mas quase não foi aproveitado, foi o zagueiro Arthur. Retornando de Portugal para ajudar o Cruzeiro na reconstrução do início do ano passado, Arthur atuou no Campeonato Mineiro, na Copa do Brasil e até mesmo no próprio Campeonato Brasileiro, antes de ser emprestado ao América. No Coelho, o zagueiro atuou em apenas uma partida (contra o Avaí, na 19ª rodada da Série B). Sua minutagem teve exatamente o mesmo tempo em que atuou na partida: 90 minutos.

De todos os que estiveram em campo com o Cruzeiro em 2020 e retornam de empréstimo para essa temporada, Ariel Cabral é de longe o que mais atuou – e segue atuando. O meia argentino de 33 anos foi emprestado ao Goiás, para ajudar na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Logo que chegou, Ariel assumiu a titularidade com a camisa esmeraldina e tem sido peça constante para tirar o Goiás da zona de rebaixamento desde então. Com atuais 18 jogos, o jogador já tem 1447 minutos jogados e provavelmente somará mais até o fim do campeonato. Ariel Cabral teve seu contrato renovado pela atual gestão e seu vínculo com o Cruzeiro vai até o início de 2022.

Se Rafael Santos e Arthur não conseguiram grandes oportunidades em seus clubes, um dos empréstimos que mais gerou questionamentos foi o do jovem atacante Vinicius Popó. Considerado uma das joias da base do Cruzeiro, com números surpreendentes na base celeste, Popó foi emprestado ao Sport Recife e sequer entrou em campo até o momento. Pelo Cruzeiro, Popó iniciou o ano como uma das possíveis revelações que poderia se firmar na equipe principal, mas atuou em apenas três jogos do Campeonato Mineiro e sempre nos minutos finais das partidas.

Além desses atletas, outros que não chegaram a compor o elenco do clube em 2020 também voltam de empréstimo e passaram pela avaliação do departamento de futebol, como Nonoca, Laércio, Michel e Marcelo.

Compartilhe