Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Vendido ao Metalist, da Ucrânia, Baptistella se despede do Cruzeiro

Compartilhe

A caminho de ser anunciado pelo Metalist, da Ucrânia, o meia Cauan Baptistella, de 18 anos, utilizou as redes sociais para se despedir do Cruzeiro nesta terça-feira (10). Em um vídeo publicado com momentos da sua carreira, o jogador aproveitou para agradecer ao clube e exaltar as conquistas na base, dentre elas, principalmente, a Copa São Paulo desse ano. O meia estreou profissionalmente diante do Pouso Alegre, no primeiro jogo de 2026.

No Cruzeiro desde o Sub-15, Baptistella possui dupla cidadania, tendo passaporte italiano, e vinha se destacando em diferentes categorias. Foi artilheiro no Sub-17, em 2023 e 2024, com 28 gols marcados. No Sub-20, foi destaque no Brasileiro da categoria e marcou 17 gols no ano de 2025. Na Copinha desse ano, teve papel decisivo principalmente nos jogos de mata-mata. Foram três assistências, inclusive uma na final, e um gol marcado.

A informação da negociação de Baptistella foi antecipada pelo Central da Toca e o perfil Crias da Toca, no X. O valor gira em torno de 5 milhões de euros, e o Cruzeiro manterá 30% dos direitos econômicos do atleta visando uma possível venda no futuro. No ano passado, o jovem assinou uma renovação com o time celeste até dezembro de 2030, com uma valorização salarial e uma multa estipulada em 60 milhões de euros para o mercado estrangeiro.

Em entrevista ao HGPLAY na semana passada, o executivo de futebol do Cruzeiro, Bruno Spindel, explicou que a venda do atleta passou por critérios econômicos e também técnicos, citando que o clube enxerga outros jogadores a frente do jovem e que ele precisava, neste momento, de atuar.

“O atleta, quanto mais jovem, precisa ter espaço. A gente julgava que, com esses atletas no elenco, num momento em que o Baptistella precisa fazer a transição para o profissional, o único caminho. Se não fazer a transferência que a gente julga ser boa pelo cenário, seria emprestar para outro clube. Mesmo quando ele voltasse, esses atletas podem estar num processo mais avançado e tomar ainda mais o espaço dele. A gente julga que é uma boa transferência, melhor do que emprestar para dar minutagem fora. São decisões que levam em conta a parte técnica também, não só de mercado.”

Leia na íntegra o texto de despedida feito pelo jogador:

Hoje me despeço do clube que me abriu as portas para o futebol e foi fundamental na realização dos meus maiores sonhos. Foi aqui que vivi momentos inesquecíveis: conquistei a Copinha, fiz minha estreia como jogador profissional e construí memórias que levarei para sempre comigo.

Sou imensamente grato a todos que fizeram parte dessa jornada: companheiros de equipe, comissões técnicas, staff, diretoria e cada funcionário do clube que esteve presente no dia a dia. Obrigado por todo apoio, ensinamentos e confiança.

À Nação Azul, minha eterna gratidão pelo carinho desde o primeiro dia. O Cruzeiro terá sempre um espaço especial no meu coração. Seguimos em frente, mas com gratidão eterna. Obrigado por tudo cruzeiro! até breve…
Para sempre um cria da toca.