VITÓRIA DO CRUZEIRO – COPA-RS SUB-20

Compartilhe

Pela Copa-RS Sub-20, depois de perder na estréia para o Flamengo, o Cruzeiro se reabilitou na segunda rodada e bateu o forte São Paulo, pelo placar de 3×2. Leonardo “Muchacho”, Laércio e Vinicius Popó foram os autores dos gols. Com o resultado, o Maior de Minas chegou aos três pontos e embolou a classificação do Grupo B, empatando na pontuação com os cariocas e os paulistas.  O próximo adversário será a equipe argentina do Independiente, no próximo dia 05/12, às 16h.

O Cruzeiro começou o jogo marcando pressão no campo do adversário, sabendo da característica da equipe tricolor de priorizar o toque de bola em detrimento do chutão. Quando a pressão não funcionava, todos voltavam muito rapidamente para fechar os espaços. O primeiro lance de perigo foi do Cruzeiro, o meia Michel recuperou a bola e acionou o atacante Marcelo, que entrou na área e tocou forte para Laércio, saindo pela linha de fundo. Depois, foi a vez do lateral esquerdo Rafael Santos receber do Marcelo e, na linha de fundo, cruzar rasteiro para o centroavante Leo Muchacho disputar com o goleiro adversário, que segurou a bola. Aos 22′, a marcação pressão no ataque funcionou. O centroavante Leonardo apertou o zagueiro, recuperou a bola e bateu cruzado, no canto direito do goleiro. 1×0. O Cruzeiro seguiu se defendendo e buscando a ligação direta para explorar a velocidade dos pontas Marcelo e Laércio. Aos 41′, Luiz Gustavo pressionou o lateral adversário, Laércio recuperou a bola, invadiu a área e bateu cruzado, 2×0. Ambos os gols foram parecidos.

No segundo tempo, o técnico Ricardo Resende promoveu a entrada do lateral Matheus Pereira na vaga do meia Michel. Sem o meia, que disputava fisicamente e ganhava muitos embates contra os volantes, a equipe não conseguia mais reter bolas no meio e cedia terreno para o São Paulo agredir. Os primeiros minutos da segunda etapa foram de blitz do Tricolor e, após duas grandes intervenções do goleiro Brazão, Gabriel Novaes descontou. 2×1. Aos 15′, saíram Luiz Gustavo e Leonardo para entrada de Edu e Maurício. Com isso, o Cruzeiro passou a atuar numa linha de 5, com 3 zagueiros (Jonathan, Edu e Rissi). Aos 19′, Popó e Caio entraram nos lugares de Marcelo e Láercio. O São Paulo seguia pressionando e aos 28′, após um lançamento da defesa, Popó disputou com o zagueiro, ganhou no corpo, fez o giro e foi derrubado. Pênalti. O próprio bateu e converteu. 3×1.

O São Paulo voltou a diminuir o placar aos 40′. Gabriel Sara fez lindo lançamento para Gabriel Novaes, que escorou para Fabinho finalizar de canhota, cruzado, sem chances para Brazão. A partir daí, o Cruzeiro se defendeu como pôde e conseguiu segurar o resultado. Terminando a partida com quatro jogadores nascidos em 2001 (Popó, Caio, Maurício e Guilherme Liberato), a falta de entrosamento pesou e no fim valeu a importante vitória. Superar uma das melhores bases do Brasil não é qualquer coisa.

Destaques: 
A linha defensiva titular composta por Luiz Gustavo (LD), Rissi, Jonathan e Rafael Santos (LE) fez um bom primeiro tempo. Os volantes Adriano e Rômulo fizeram um trabalho importante protegendo a área. Na frente, Marcelo e Laércio fizeram boas jogadas. Vinicius Popó mostrou qualidade de centroavante dominando e girando em cima do defensor. Tem futuro.

Saudações celestes!
#MeDibre

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Compartilhe