
A primeira vitória fora de casa do Cruzeiro foi no Pacaembu. Na tarde deste domingo, a equipe celeste enfrentou o Santos e levou a melhor por 1×0, com gol do Bruno Silva. Com o resultado, chega a provisória 8ª colocação, com 10 pontos, 4 atrás do líder Flamengo.

Contestado na temporada, Bruno Silva foi o autor do gol da vitória celeste. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.
O Cruzeiro começou o jogo subindo a marcação para reduzir os espaços do Santos e evitar que a equipe paulista saísse em velocidade explorando seus meias abertos Rodrygo, pela esquerda, e Gabriel, pela direita. Mano Menezes posicionou Rafael Sobis pela esquerda, Thiago Neves por dentro e Robinho pela direita, com Sassá saindo bastante da área para abrir espaços para os meias.
A primeira chance de gol foi santista. Aos 8′, o zagueiro Léo errou na saída de bola e Gabriel recuperou e finalizou, mas o goleiro Fábio defendeu sem dificuldade. Aos 23′, Robinho recebe passe de Dedé pela direita, cruza para área e Sobis desvia mal de cabeça, perdendo grande oportunidade. O ataque do peixe seguia explorando as laterais do campo com Daniel Guedes e Dodô, sem conseguir encaixar chances de gol contra a meta do Fábio. Aos 28′, Robinho deu um lindo passe de ruptura para Rafael Sobis, que recebeu na esquerda, chutou cruzado e Vanderlei fez boa defesa.
Com posse de bola dividida (50%x50%) aos 31′ do primeiro tempo, o Cruzeiro pressionava. Aos 32′, Sassá teve uma boa oportunidade, mas chutou em cima do zagueiro Gustavo Henrique. Aos 35′, Gabriel Barbosa recebeu ótimo passe de Rodrigo e avançou em direção ao gol do Fábio, mas com uma antecipação fundamental, Dedé evitou o que seria o gol santista.

Com boa leitura de jogo no segundo tempo, Mano Menezes foi um dos responsáveis pela grande vitória celeste. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.
O segundo tempo começou com o peixe trocando passes e tentando achar espaços na defesa do Cruzeiro. Aos 13′, Egídio avançou pela esquerda e tocou para Robinho, o meia foi travado pelo zagueiro David Braz. Aos 18′, Thiago Neves deu lugar a Raniel, que entrou no jogo com para trazer mais mobilidade e suporte ao Sassá. Aos 19′, Robinho – que fez um bom jogo – limpou Jean Mota e bateu forte de fora da área. A bola passou por cima do gol de Vanderlei. O jogo seguia com o Santos tentando cruzamentos sem sucesso. Aos 27′, Bruno Silva entrou no lugar do Sassá para fortalecer o meio campo celeste, foi o antídoto que o treinador Mano Menezes encontrou para frear as investidas de Bruno Henrique, recém chegado no jogo. Aos 30′, Raniel deu lindo chapéu em David Braz e avançou sem marcação pelo meio, acionou Robinho que tentou por cobertura, mas Vanderlei fez um milagre. Na seqüência, Rafael Sobis cobrou escanteio na cabeça de Bruno Silva. 1×0 para Raposa. O Santos se mandou ao ataque após o gol e aos 33′ Jean Mota bateu falta colocada, a bola fez uma curva perigosa e Fábio rebateu.
Aos 36′, nova oportunidade do Peixe. David Braz cruza pela direita e Bruno Henrique cabeceia forte, para fora. O Cruzeiro se fechava esperando um contra-ataque e aos 39′ Henrique driblou Gustavo, chegou na linha de fundo e cruzou para Rafael Sobis, com tempo de ajeitar o corpo e escolher o canto para finalizar, mas a bola foi para fora. Os minutos finais foram de um Santos tentando cruzar bolas para área celeste, todas rebatidas.
O Cruzeiro venceu a primeira partida da série de seis jogos antes da pausa para a Copa do Mundo. O próximo confronto será contra o Palmeiras, no Mineirão, dia 30/05.
SANTOS 0 X 1 CRUZEIRO
Santos
Vanderlei; Daniel Guedes, Gustavo Henrique, David Braz e Dodô; Diego Pituca (Bruno Henrique, aos 23’ do 2ºT), Renato (Léo Cittadini, aos 31′ do 2ºT) e Jean Mota; Eduardo Sasha (Yuri Alberto, aos 40′ do 2º tempo), Rodrygo e Gabigol.
Técnico:Jair Ventura
Cruzeiro
Fábio; Edilson (Lucas Romero, aos 24’ do 2ºT), Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves (Raniel, aos 18’ do 2ºT) e Rafael Sobis; Sassá (Bruno Silva, aos 27’ do 2ºT).
Técnico:Mano Menezes
Gol: Bruno Silva, aos 30’ do 2ºT (Cruzeiro)
Público Presente: 10.670
Público Pagante: 8.504
Renda: R$ 349.730,00
Foto de Capa: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.
#MeDibre