FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO
Em sua primeira coletiva de imprensa como jogador do Cruzeiro, o zagueiro João Marcelo compartilhou detalhes sobre suas tratativas para ingressar no clube e expressou seu entusiasmo em relação ao novo projeto.
“As tratativas foram tranquilas. Desde quando eu soube do interesse do Cruzeiro, mostrei pros empresários e pra minha família que eu gostaria muito de vir. Fiquei entusiasmado com o projeto. Tô aqui pra ajudar, sempre a disposição do mister. Espero conquistar muitas coisas com essa camisa”, afirmou o jogador.
Com sua segunda passagem pelo futebol mineiro, o zagueiro ressaltou a diferença em relação à sua experiência anterior no Tombense. “Tive uma passagem pelo Tombense, mas essa é diferente. Espero dar o meu melhor sempre e sempre ajudar o Cruzeiro a conseguir os objetivos”, disse João Marcelo, demonstrando seu compromisso com o clube.
Ao abordar as semelhanças entre o futebol português e o estilo de trabalho do treinador Pepa, o zagueiro destacou que, apesar das diferenças no futebol brasileiro, a presença de um treinador português facilitou sua adaptação tática. “O estilo é um pouco parecido. Apesar do futebol brasileiro ser diferente. Ter um mister português, acaba não tendo muita dificuldade. Não foge muito da tática, do modelo de jogo. Minha adaptação está sendo um pouco mais tranquila quanto a isso.”
Em relação às suas características de jogo, João Marcelo enfatizou sua capacidade de sair jogando, sua habilidade nas bolas aéreas e sua determinação em campo.
“Eu gosto de sair jogando o jogo. Tenho sido bom nas bolas aéreas e vontade nunca vai faltar. Sou um jogador que me entrego e deixo tudo em campo. Isso a torcida pode ficar tranquila, vou sempre dar minha vida em campo e deixar tudo lá dentro.”
Quando questionado sobre seu maior desafio profissional e suas expectativas no Cruzeiro, o zagueiro afirmou: “Meu maior objetivo é ajudar o Cruzeiro. Quero jogar, quero ajudar. Tô aqui pra poder somar com o grupo. E minha expectativa são as melhores possíveis. Sempre ganhar, conseguir o acesso pra Libertadores e estar sempre aí pra ajudar o Cruzeiro.”
Uma das habilidades notáveis de João Marcelo é sua força na jogada aérea defensiva, e o jogador comentou sobre esse aspecto de seu jogo. “É um ponto forte (do meu trabalho). Consigo estar sempre fazendo gols. Essa última temporada foi muito boa pra mim nesses números de gols. Estou sempre procurando o posicionamento, sempre treinando bola aérea e isso acaba ajudando bastante na hora do jogo.”
Sobre sua recepção pelo grupo, o zagueiro elogiou a equipe e a comissão técnica, enfatizando a boa integração. “Recepção foi a melhor possível. Atletas, roupeiros, comissão. Todos me receberam muito bem. Me deixaram tranquilo pra poder trabalhar e dar sempre o máximo pelo Cruzeiro.”
João Marcelo também mencionou a concorrência no time e a relação com os outros zagueiros:
“É uma disputa sadia. Me dou bem com os zagueiros e tudo mais. Fico honrado de ter uma defesa tão pouco vazada e mesmo assim surgiu o interesse. Quero trabalhar e estar à disposição sempre do mister. Quem vai jogar, eu deixo com ele pra decidir isso.”
O zagueiro enfatizou que está em boa condição física desde sua chegada ao clube. Sobre as diferenças entre o futebol português e brasileiro, João Marcelo compartilhou sua visão. “Tem coisas que lá são diferentes. Lá nós temos que correr um pouco mais. Aqui precisa um pouco menos de acordo com o que o mister vai passando. A estrutura, a forma tática, a forma de defender não muda tanto do que eu estava acostumado. Acho que vou me adaptar bem a isso.”
Finalmente, o zagueiro elogiou a estrutura do Cruzeiro e ressaltou que a infraestrutura do clube não fica atrás das experiências que teve no exterior.
“Cheguei a comentar com os amigos que a estrutura daqui não perde nada lá de fora. Aqui não perde nada. Os campos, o tratamento, o suporte que a gente tem aqui é bem parecido e não fica atrás de nada. Está top.”