
Na tarde desta terça-feira (13), o Cruzeiro anunciou oficialmente que Fernando Oliveira será o novo técnico da equipe sub-20. Oliveira, de 30 anos, já estava integrado à estrutura do clube, exercendo o papel de treinador da categoria sub-17 desde o início da temporada de 2023.
Após a saída de Fernando Seabra, que deixou o comando do time sub-20 do Cruzeiro para assumir a posição de técnico no Sub-23 do Red Bull Bragantino, a Raposa promoveu um processo seletivo, nos moldes proporcionados pela atual gestão, em busca de seu substituto. A busca por um treinador capaz de manter a qualidade dos resultados apresentados e o desenvolvimento dos jovens para a categoria profissional, acabou em uma solução “caseira”.
Sob a orientação de Fernando Oliveira, o time sub-17 do Cruzeiro obteve números interessantes e conquistas, incluindo o título de campeão mineiro de 2023.
O conhecimento prévio de Oliveira sobre alguns jogadores que agora compõem o elenco sub-20, como Ruan Índio e Rhuan Gabriel, é considerado uma vantagem para a continuidade do processo de formação e desenvolvimento desses jovens atletas. Em declaração ao site oficial do Cruzeiro, Fernando Oliveira enfatizou a importância da filosofia de formação do clube como base para suas escolhas e abordagens táticas:
“O fato de conhecer os atletas que estiveram conosco no Sub-17, de certa forma, é um ponto positivo, porém o que nos apegamos neste momento está relacionado a uma ideia de formação, que é o que rege as escolhas dos profissionais para estarem no Cruzeiro neste momento. Isso é o que nos dá a segurança necessária para continuar contribuindo na formação destes atletas e respeitando o momento de cada um deles”.
Com um momento recente de crescimento e valorização do Sub-20, que vem de duas conquistas (Campeonato Mineiro e Copa do Brasil) e uma campanha muito boa na Copa São Paulo de Futebol Júnior – que inclusive contou com a preparação do atual técnico – Fernando Oliveira terá as condições ideias para manter em alta a formação dos “Crias da Toca”.