Na noite desta quinta-feira (30), o Cruzeiro venceu o Universidad Católica por 1 a 0, em um Mineirão lotado, e garantiu a classificação direta para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. O autor do gol da vitória foi o atacante Rafa Silva, que aproveitou uma oportunidade no segundo tempo para marcar e garantir a liderança do grupo B para a Raposa.
Em entrevista coletiva após a partida, Rafa Silva analisou o difícil confronto contra a equipe do Equador e destacou a importância da vitória para o Cruzeiro.
“Um jogo super difícil. A equipe deles veio só com um propósito, que era se defender. A gente pressionou desde o primeiro minuto, tentou, buscou a todo momento. E eu, como atacante, tenho que tentar acreditar em todas as bolas e foi isso que aconteceu no segundo tempo. O mais importante foi a vitória e a classificação em primeiro, que era nosso objetivo.”
Rafa Silva também falou sobre seu momento de afirmação na equipe titular e a importância de aproveitar as oportunidades.
“Como centroavante, você tem que estar sempre acreditando, buscando, aproveitando as oportunidades. Tenho tendo minutagens com o Seabra e venho tentando dar o meu melhor. Não foi uma grande partida, mas quando não dá tecnicamente, tem que ir na raça, tem que correr, ajudar de alguma forma e persistir. As bolas que chegaram, tentar marcar, alguma jogada diferente. A bola sobrou e pude fazer o gol.”
O atacante destacou ainda as dificuldades nas finalizações apresentadas pelo time na partida, mas vê pontos positivos no desempenho ofensivo: “Nosso time vem construindo bem. Vem criando bastante jogadas. Às vezes falta um pouco de mais tranquilidade, ou mais visão no último passe pra criar uma condição melhor de finalizar. Mas é tentando, trabalhando pra melhorar sempre. Eu levo como um ponto bom, a gente vem criando bastante, agora é um detalhe a melhorar, pra marcar mais gols e não sofrer tanto, como na partida de hoje.”
Por fim, Rafa fez questão de enaltecer o apoio da torcida, que compareceu em peso ao Mineirão:
“Temos que ressaltar o apoio do torcedor. Veio, compareceu, lotou e nos apoiou. Faz toda diferença. Estavam chateados antes, mas agora a gente vem melhorando, sequência de vitórias. Manter os pés no chão, manter a sequência boa de vitórias e consequentemente dar alegria a todos eles.”
Com a vitória, o Cruzeiro alcançou 13 pontos no grupo B, assegurando a primeira colocação e a vaga direta nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.