
FOTO: MOURÃO PANDA / FLICKR / AMERICA
Em uma noite de futebol apagado, o América encerrou sua participação na Libertadores sendo derrotado pelo Independiente Del Valle. Com o resultado, o Coelho perdeu a chance de se classificar para a Copa Sul-Americana.
A partida começou quente, com os donos da casa tentando pressionar os mineiros desde os primeiros minutos. O América tentava sair jogando no contra-ataque, mas a marcação alta do Independiente logo retomava a bola, levando perigo a defesa alviverde. Aos 16 minutos toda a pressão surtiu efeito, Sornoza recebeu livre pela esquerda, cortou para a área e chutou forte, sem chances para Jailson, 1 a 0. Mesmo com a vantagem no placar, o alvinegro seguiu buscando o ataque, pressionando a saída de bola e mantendo o domínio do jogo. Aos 42 minutos outro golpe para o decacampeão: Gaibor recebeu um passe açucarado na marca do pênalti e chutou rasteiro, Jailson foi na bola, mas não conseguiu impedir o 2 a 0. Abalado pelo segundo gol, o Coelho seguiu tentando se defender, até o apito final.

A segunda etapa começou com a mesma pressão dos donos da casa. Com apenas 6 minutos, Jailson teve que fazer uma brilhante intervenção no chute de Bauman, mandando para a linha de fundo. A resposta americana veio logo depois. Na jogada seguinte a primeira chegada com perigo do América foi com Patric que recebeu na entrada da área e chutou forte, para uma bela defesa do goleiro. Sem nada a perder, o Coelho se lançou ao ataque, subindo a suas linhas de marcação. Aproveitando este momento, o del Valle usou do seu contra-ataque rápido para ampliar a vantagem. Chávez recebeu um belo lançamento entre os zagueiros, saiu cara a cara com o goleiro e bateu firme de três dedos para fazer o 3 a 0.
Sem nenhum poder de reação, os mineiros passaram a se defender como podiam. Enquanto os equatorianos usavam da experiência para gastar tempo passando a bola de pé em pé no campo de ataque. A partida seguiu nesse ritmo até o apito final, que decretou a vitória dos donos da casa.
Mesmo com a vitória, os equatorianos não se classificaram para as oitavas de final da Libertadores. Para conseguir a vaga, o Atlético precisava vencer o Tolima nesta rodada. Porém, como ficou em terceiro lugar conseguiu se classificar para a próxima fase da Copa Sul-Americana.
Na próxima partida o Coelho enfrenta o Corinthians pelo Brasileirão, no domingo (29), às 18h, precisando vencer para não se afastar do G-4.