Com empate, Atletico define classificação na última rodada

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

O futebol está de volta! Após o duelo entre Atlético e América, em jogo-treino realizado na Cidade do Galo, os clubes voltaram a se enfrentar pela décima rodada do Campeonato Mineiro. Além da saudade de ver o time em campo, o torcedor alvinegro vivia a expectativa pela estreia de reforços contratados durante a paralisação das competições. Dos estreantes, Junior Alonso e Marrony iniciaram o jogo entre os titulares, Alan Franco e Léo Sena entraram no segundo tempo.

Quando a bola rolou, o Atlético mostrou novamente a ideia de jogo apresentada contra o Villa Nova, na estreia de Sampaoli, com bola no chão e troca de passes até a área do adversário. Atuando pelo lado direito, o destaque do Galo na primeira etapa foi Jefferson Savarino. Principal responsável pelas chances criadas, o venezuelano quase marcou um golaço cobrindo o goleiro Airton, do América. No último lance do primeiro tempo, o atacante caiu no gramado sentindo muitas dores no tornozelo, assustando o atleticano, mas foi atendido no intervalo e continuou na partida.

Se as principais jogadas de perigo nasceram pelo lado direito, o gol do Atlético veio dos pés de Marquinhos, pelo lado esquerdo, em um cruzamento que encontrou Nathan livre para cabecear e abrir o placar. Marquinhos foi acionado por diversas vezes em lançamentos do zagueiro Réver, que teve grande atuação no clássico.

Conhecedor do esquema de jogo proposto por Sampaoli, o América pressionava a saída de bola, desde o goleiro Rafael, deixando evidente que o treinador argentino terá muito trabalho para implementar a proposta na Cidade do Galo. Guga jogou à frente da defesa, deixando a linha lateral, e não se encontrou na posição, errou muito e pode perder a titularidade com a provável contratação de Mariano. Entre os estreantes, atuações discretas dos quatro contratados.

Pelo lado do Coelho, Lisca mostrou que sabe usar as peças que tem em mãos e amarrou o jogo de Sampaoli. Quando o argentino mexeu na equipe, Lisca respondeu instantaneamente e passou a sufocar o Atlético no segundo tempo. O alvinegro mostrou os mesmos problemas de saída de bola apresentados no primeiro semestre, o que justifica as poucas ocasiões em que Marrony foi acionado enquanto esteve como homem de referência na área. Com o América melhor em campo, coube ao goleiro Rafael evitar a virada do Coelho no Independência. O arqueiro fez boas defesas nos momentos de pressão do adversário.

Se Rafael não parava de trabalhar, Airton passou a assistir ao jogo de camarote. Visivelmente cansado, o Atlético pouco criou após as substituições. Sampaoli optou por trocar apenas dois jogadores, encerrando a partida com três substituições à disposição. No banco de reservas, Victor, Matheus Mendes, Mailton, Bueno, Rabello, Jair, Borrero, Otero, Sávio e Calebe eram as opções.

Com o empate, o América garantiu a liderança na tabela, podendo ser ultrapassado pelo Tombense, que enfrenta o Coimbra, neste domingo (26), às 21h30, no Horto. O Atlético fica na quarta colocação, sem a classificação garantida e podendo ser ultrapassado pelo Cruzeiro na última rodada. Fechando a primeira fase do estadual, o Galo enfrenta a Patrocinense, quarta-feira, 21h30, no Mineirão.

Compartilhe