Na estreia do returno, Galo fará o 50º jogo como mandante no Mineirão

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI / ATLÉTICO

*Todos os números do texto se referem ao desempenho do Galo como mandante no Mineirão

Contra o Flamengo, pela 20ª rodada do Brasileiro, domingo (8), às 18h15, o Atlético disputará a 50ª partida como mandante no Mineirão, desde a reinauguração do estádio, em 2013. Brigando com os cariocas pela liderança da tabela, o Galo quer voltar a balançar as redes após passar dois jogos em branco e quebrar o jejum de quatro partidas sem vitória na competição.

Se faltou gols contra Sport e Palmeiras, no Mineirão, a torcida comemorou por diversas vezes, desde a primeira vitória, por 2 a 1, contra o Villa Nova, em 2013. Para ser mais específico, foram 101 gols em 49 jogos. Contra o Goiás, Marrony marcou o centésimo gol atleticano no estádio. Desde o primeiro duelo no novo gigante da Pampulha, o ataque alvinegro não marcou em dez oportunidades.

Do atual elenco, ninguém conhece melhor o caminho do gol que Keno. O atacante, que já marcou 6 vezes no Mineirão, cumpriu suspensão contra o Palmeiras e estará à disposição da comissão técnica para encarar o Flamengo. Com 8 gols marcados, Pratto ainda é o artilheiro do ranking. Enquanto Keno volta ao time titular, Jorge Sampaoli recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras e não poderá comandar a equipe do banco de reservas.

Apesar da suspensão, como é Sampaoli quem treina e escala o time que encara o Flamengo, a estatística registra mais uma partida na lista do técnico. Será o 13º jogo de Sampaoli no Mineirão, alcançando a marca de Levir Culpi. Os dois treinadores possuem o mesmo número de vitórias no estádio.

Dos 49 jogos como mandante, são 33 vitórias, 7 empates e 9 derrotas, 101 gols marcados (média de 2,06) e 48 sofridos (média de 0,98). Na temporada 2018, o Atlético não disputou nenhuma partida como mandante no gigante da Pampulha. Em 2020, desde a vitória por 2 a 1 contra o Cruzeiro, o clube manda os jogos de arquibancada vazia. Na final da Libertadores 2013, contra o Olimpia, 56.557 atleticanos garantiram o melhor público entre os 49 jogos. Já os 14.757 torcedores presentes na derrota para a Caldense, em 2020, registraram o pior público e assistiram a única derrota atleticana no estadual. No total, 990.405 atleticanos giraram as catracas do Mineirão, desde 2013, levando mais de R$ 52 milhões para os cofres do clube.

São 24 jogos disputados pelo Brasileiro, 11 pelo Mineiro, 6 pela Libertadores da América, 5 pela Copa do Brasil, 1 pela Primeira Liga, 1 pela Recopa e 1 pela Copa Sul-Americana. O América foi o principal adversário, visitando o Galo em 5 ocasiões, saindo perdedor de 4 e empatando apenas uma vez.

Compartilhe