De Dudamel a Sampaoli: uma equipe bastante modificada para a final do Mineiro

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

Nesta quarta-feira o Atlético enfrenta o Tombense pela final do Campeonato Mineiro e mesmo com muitas dúvidas sobre o time de Jorge Sampaoli que irá a campo, há uma certeza: a escalação será muito diferente do confronto entre as duas equipes em fevereiro, quando era ainda treinado pelo venezuelano Rafael Dudamel. Na ocasião, o Atlético enfrentava a equipe da cidade de Tombos pela quarta rodada do torneio no dia 2 de fevereiro com a seguinte escalação: Michael; Patric, Iago Maidana, Igor Rabello e Lucas Hernández; Ramón Martínez, Adriano e Dylan Borrero; Bruninho, Marquinhos e Ricardo Oliveira.

Do antigo time que enfrentou a equipe de Tombos, apenas dois atletas poderão ser titulares nesta quarta-feira: Igor Rabello e Marquinhos. Michael, Iago Maidana e Bruninho foram emprestados; Patric e Ricardo Oliveira deixaram o clube, e Lucas Hernández, Ramón Martinez, Adriano e Dylan Borrero estão fora dos planos de Sampaoli neste momento.

O Atlético empatou com o Tombense por 1 a 1, com gol de Marquinhos, e na ocasião Dudamel poupou os titulares para a estreia do time na Sulamericana – competição em que o Galo acabou sendo eliminado pelo Unión Santa Fé (ARG). Por fim, o Tombense terminou a primeira fase do Campeonato Mineiro em primeiro lugar e joga por dois resultados iguais, já o Atlético precisa vencer pelo menos uma das duas partidas que serão disputadas no Mineirão (quarta-feira) e no Independência (domingo).

Muito se fala entre os torcedores que Sampaoli deveria fazer alguns testes nas partidas contra o Tombense, dar oportunidade para garotos da base como Savinho e Calebe, escalar reservas, enfim, mas por se tratar de uma final é pouco provável que isso aconteça. Mesmo sem necessariamente contar com um time titular ou uma formação pré-definida, Sampaoli deverá ir com força máxima e, quem sabe, buscar encaminhar o título nesta quarta-feira.

Opinião: caso Jorge Sampaoli opte por ir com força máxima, ele estará totalmente certo. Poupar jogadores ou escalar reservas em uma final de campeonato não é certo. Levantar a taça de campeão mineiro poderá trazer mais confiança aos jogadores para a continuidade do Brasileirão – e o time precisa voltar a vencer urgente, apresentando mais que só desempenho. É nítido que se analisarmos a equipe que enfrentou o Tombense em fevereiro, hoje o Atlético está muito mais preparado, com um treinador e atletas melhores que no confronto anterior.

Compartilhe