FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO
Líder do Campeonato Brasileiro na Série B, futebol intenso e peças que correspondem não só às expectativas do treinador, mas também à realidade salarial do clube. A “nova versão” do Cruzeiro, agora sob o comando da gestão de Ronaldo “Fenômeno”, vem atuando no mercado de transferência que abriu no último dia 18 de julho com chegadas e saídas que estão dentro do orçamento estipulado para a temporada.
Até o momento, o clube oficializou a contratação de quatro jogadores para o restante da competição, sendo esses o zagueiro Luís Felipe (PSV, da Holanda), o volante Pablo Siles (Athlético-PR) e os atacantes Marquinhos Cipriano (Shaktar, da Ucrânia) e Bruno Rodrigues (seus direitos estão ligados ao Tombense, mas estava emprestado ao Famalicão, de Portugal). A Raposa também está próxima de anunciar seu quinto reforço, o meia Chay, que pertence ao Botafogo.
O que a maioria dessas contratações têm em comum, é o fato de virem por empréstimo e com vencimentos dentro da realidade que o clube tem praticado nesta temporada, mantendo uma folha salarial que esteja dentro do orçamento estipulado pela diretoria, evitando atrasos e o descontentamento dos jogadores – situação recorrente nas últimas temporadas em que o clube buscava o acesso.
A exceção fica por conta do zagueiro Luís Felipe, que estava no PSV da Holanda e veio em definitivo, por conta de uma cessão dos direitos econômicos do jogador. O jogador, de 21 anos, é considerado uma grande revelação para a sua posição e há um projeto de carreira para o atleta em médio e longo prazo dentro do Cruzeiro.
Ao mesmo tempo em que negocia chegadas, o clube também abre espaço em seu elenco e sua folha salarial para mais contratações. Depois de emprestar o zagueiro Mateus Silva à Ponte Preta e o atacante Marcelinho à Ferroviária, agora o clube se movimenta para emprestar o atacante Vitor Leque ao Juventude (informação trazida pelo jornalista Samuel Venâncio). O jogador atuou em 14 partidas nesta temporada, mas não marcou nenhum gol.
Recentemente, a diretoria de futebol rescindiu o contrato com o meia Marco Antônio e, conforme apuração já trazida no Deus me Dibre, negocia o volante Adriano com o Santa Clara de Portugal. Outro que também deverá ter o mesmo destino é o zagueiro Paulo, atualmente, no sub-20 do clube.
Outro que deixa o Cruzeiro, mas por outros motivos, é o goleiro Gabriel Brazão. Cria da base do Cruzeiro, o atleta se destacou e tem seus direitos pertencentes à Inter de Milão. Sem conseguir atuar e depois de sofrer nova lesão no joelho, o clube italiano solicitou seu retorno para acompanhar de perto a recuperação do atleta. Na partida do último sábado (23), contra o Bahia, o Cruzeiro divulgou em seu vídeo de bastidores a despedida de Brazão com seus companheiros de clube.
“Quero agradecer todo mundo aí, por esse tempo. Foi um ano muito difícil pra mim, mas o dia a dia com vocês, tudo, todos os momentos. Eu tô indo, mas meu coração vai ficar com vocês. Tô levando grandes amigos pra vida. Infelizmente não consegui realizar o sonho que era poder estar em campo ajudando vocês, mas eu tenho certeza que pude ajudar de alguma forma no dia a dia.”