Zagallo: A magia de quatro Copas e o legado inesquecível no futebol brasileiro

Compartilhe

Mário Jorge Lobo Zagallo, ou simplesmente Zagallo, A lenda do futebol brasileiro. Nascido em 9 de agosto de 1931, sua trajetória no futebol o elevou a patamares infinitos.

Com a amarelinha, seu grande amor, Zagallo não apenas brilhou como jogador, conquistando as Copas do Mundo de 1958 e 1962, mas também se destacou como técnico da histórica Seleção Brasileira Campeã do Mundo em 1970. Sua influência foi novamente evidente na conquista do Tetra em 1994, quando desempenhou o papel de coordenador técnico na equipe treinada por Parreira.

A personalidade carismática de Zagallo e sua contribuição única para o futebol o transformaram em uma figura icônica, sendo o único a alcançar a glória máxima da Copa do Mundo por quatro vezes. Além disso, suas expressões memoráveis, como o famoso “Vocês vão ter que me engolir”, depois da conquista da Copa América em1997 e a peculiar superstição com o número 13, o tornaram ainda mais marcante.

Em 1992, recebeu a Ordem de Mérito da FIFA, a maior honraria da entidade e em 1997 foi agraciado com o título de Melhor Treinador do Mundo.

Pela contagem da CBF, o velho Lobo foi o treinador que mais vezes comandou a Seleção Brasileira de Futebol. Foram 131 jogos, 97 vitórias, 25 empates e apenas 9 derrotas

Com a despedida de Zagallo, fica a saudade de uma era em que torcer pela Seleção Brasileira de Futebol era uma experiência verdadeiramente especial, envolvente… como era legal, era muito legal.

Valeu, velho Lobo!

Compartilhe