Atlético não toma conhecimento do Caracas e goleia, fora de casa, em estreia na Libertadores

Compartilhe

A Libertadores de 2024 finalmente começou para o Galo! A equipe comandada por Gabriel Milito foi a campo na noite desta quinta-feira (4), na Venezuela, onde enfrentou a equipe do Caracas pelo primeiro jogo do Grupo G da maior competição continental, dando início à busca do seu segundo título na competição.

O jogo se apresentou desde o início como pouco desafiador para o Atlético, que dominou a partida praticamente todos os minutos, sem sofrer na parte defensiva e construindo o placar com muita tranquilidade. Com gols de Fuchs, Arana, Paulinho (2) para o Atlético e Pérez, para o Caracas, o Galo venceu por 4 a 1 e conquistou seus primeiros três pontos na Libertadores.

Para o duelo desta estreia, o time comandado por Milito foi a campo com uma escalação diferente a adotada no clássico de ida da final do estadual, com um esquema com apenas dois zagueiros e a entrada de Alan Franco e Alisson entre os titulares. Confira o 11 inicial:

O jogo

O Atlético iniciou o jogo se impondo diante dos mandantes. Com muita troca de passes e buscando sempre determinar o ritmo do jogo, deixava claro sua superioridade técnica tanto na parte defensiva, quanto na parte ofensiva, deixando a equipe do Caracas sem conseguir criar qualquer chance realmente perigosa.

O domínio do jogo acabou surtindo efeito cedo. Em uma jogada de escanteio, cobrança de Igor Gomes, bola desviada pela defesa e sobra para Bruno Fuchs finalizar na segunda trave, de primeira, para o gol e abrir o placar. 1 a 0 para o Atlético aos 13 minutos do primeiro tempo.

E sem fazer muito esforço, o Atlético seguia dominando, achando muitos espaços nas costas da defesa do Caracas e criando ótimas oportunidades de ampliar. O goleiro Fariñez, extremamente exigido, chegou a impedir ótima chance de Hulk ainda antes da metade da primeira etapa. Mas nem mesmo o goleiro conseguiu impedir o Galo de ampliar o placar ainda na primeira etapa. Boa troca de passes na entrada da área e bola sobrando pra Arana, dentro da área, encher o pé e aumentar: 2 a 0 aos 31 minutos.

E já no minuto final do primeiro tempo, o Atlético tratou de matar o jogo. Em cruzamento de Arana, na medida, Paulinho empurrou para o fundo das redes e marcou o 3 a 0, praticamente cravando sua vitória e podendo pensar em poupar a equipe na segunda metade. E assim terminou o primeiro tempo do jogo na Venezuela.

Para o segundo tempo, duas alterações logo de início no time atleticano: Otávio entrou no lugar de Battaglia e Gustavo Scarpa assumiu o lugar de Igor Gomes. Apesar de ainda dominar o jogo com qualidade, o Atlético acabou tirando o pé do acelerador e viu a equipe do Caracas querer crescer no jogo. E foi nesse momento que o time da casa conseguiu descontar o placar, com Pérez, em cobrança de escanteio e falha do sistema defensivo: 3 a 1.

Apesar do gol, o Caracas seguiu com dificuldades de sequer ter o controle da posse de bola. E o Atlético, agora com Scarpa sendo peça principal, era quem buscava o ataque com passes longos e boas infiltrações. E foi nesse ritmo, mesmo sem muita intensidade, que o Galo chegou ao seu quarto gol: bola mal tirada pela defesa do time mandante que sobra para Paulinho, dentro da área, só encher o pé: 4 a 1 no placar, aos 25 minutos da etapa final.

Aproveitando a vantagem, mais alterações na equipe do Atlético visando preservar a equipe já pensando na final do estadual: o centroavante Cadu assumiu o lugar de Arana. Com a modificação, Scarpa assumiu a posição de ala esquerda na equipe. Nos minutos finais, as últimas alterações: Hulk e Paulinho deram lugar a Vargas e Pedrinho, respectivamente. O Caracas até tentou forçar nos minutos finais para diminuir o placar, mas sem sucesso. Final de jogo e três pontos na estreia da Libertadores.

O que vem por aí

Agora o Galo volta suas atenções à finalíssima do Campeonato Mineiro. Precisando reverter a vantagem do seu rival, o Atlético precisa de buscar a vitória no Mineirão, domingo, às 15h30, em busca do seu quinto título do estadual seguido.

Compartilhe