
Em uma temporada marcada pelo equilíbrio entre Red Bull e Mercedes, o time alemão registrou a segunda pole position na temporada com Valtteri Bottas. O finlandês é o terceiro piloto, após três corridas, a largar na posição de honra em 2021. Nas etapas no Bahrein e em Ímola, Verstappen e Hamilton, respectivamente, fizeram a pole.
E novamente a decisão foi muito apertada: Bottas cravou 1min18s348, sendo apenas 0s007 mais rápido que o companheiro de equipe. As Red Bulls ficaram um pouco mais distantes no tempo. Max Versttappen teve sua primeira tentativa de volta rápida no Q3 deletada por exceder os limites de pista. Como resultado, o holandês foi 0s398 mais lento que Bottas e vai dividir a segunda fila do grid com o companheiro de equipe Sergio Perez.
Carlos Sainz (Ferrari) parte de quinto, seguido de Esteban Ocon (Alpine), Lando Norris (McLaren), Charles Leclerc (Ferrari), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Sebastian Vettel (Aston Martin). Aqui, cabe um destaque positivo para Ocon, que andou bem em todos os treinos em Portugal e também para Sebastian Vettel, que chega ao Q3 pela primeira vez no ano.
Outro piloto que andou bem foi George Russell (Williams). Com um dos piores carros do grid, mas que vem mostrando evolução, o britânico foi o 11º. O destaque negativo da classificação fica para Daniel Riccardo (McLaren) que não conseguiu ir além da 16ª colocação.
A largada do GP de Portimão é amanhã (02/05), às 10h30, e pode ser acompanhado pela TV bandeirantes ou pelo canal Band Sports.