Verstappen supera Leclerc e vence o GP da Arábia Saudita

Compartilhe

Max Verstappen venceu o GP da Arábia Saudita e conquistou a sua primeira vitória na temporada 2022 da Fórmula 1. O holandês largou da quarta colocação e, em uma corrida que precisou muito da estratégia – tanto de parada nos boxes quanto de ritmo imposto na pista – o atual campeão mundial abriu caminho para assegurar o lugar mais alto do pódio.

No sábado, Sergio Pérez – companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull – conseguiu marcar a primeira pole-position da carreira. No domingo, o mexicano tinha um bom ritmo de corrida e parecia ter toda a situação sob controle. No entanto, as chances de ‘Checo’ foram por água abaixo quando Nicholas Latifi bateu, sozinho, sua Williams, e forçou a entrada do safety-car na pista.

Pérez havia acabado de trocar os pneus e com a bandeira amarela acionada, os pilotos que vinham logo atrás puderam parar nos boxes sem perder muito tempo. Pérez acabou caindo para o quarto lugar e não se recuperou mais. Terminou a corrida por ali mesmo.

Quem estava, novamente, muito bem nesse final de semana era a Ferrari. Charles Leclerc largou da segunda colocação e se sustentava por ali até “herdar” a posição de Pérez. Na altura da volta 15 a Ferrari fez um blefe muito bem sucedido para cima da rival Red Bull. O time de Maranello se posicionou para trocar os pneus de Leclerc e avisou o monegasco no rádio “Box para ultrapassar”. Essa era uma tentativa de undercut para cima de Pérez.

O time energético caiu no golpe e parou o mexicano. Leclerc aproveitou e continuou na pista. O sucesso da estratégia esteve muito ligado com a entrada do safety-car, é verdade, que ajudou o monegasco a manter a primeira colocação. E parecia que ele venceria o GP da Arábia Saudita mas, novamente, Verstappen entrou em cena e travou uma grande disputa com o piloto da Ferrari.

O holandês andou próximo de Leclerc durante a corrida para atacar no momento certo. A nove voltas do fim, os líderes começaram a trocar a posição, assim como aconteceu no GP do Bahrein. Em duas ocasiões Max chegou a ultrapassar, mas Charles deu o troco.

Depois de muita luta, o atual campeão mundial conseguiu a ultrapassagem e o monegasco da Ferrari até esboçou uma reação, mas uma nova bandeira amarela acionada após toque de Alex Albon e Lance Stroll impediu que a disputa fosse mais acirrada.

Com isso, Verstappen venceu o GP da Arábia Saudita e se figura como um dos postulantes ao título de 2022. Charles Leclerc e Carlos Sainz fecharam o pódio. Os dez mais bem classificados ficaram assim:

Lewis Hamilton teve um fim de semana muito complicado no GP da Arábia Saudita. O heptacampeão mundial optou por uma configuração no carro diferente da do companheiro George Russell e isso lhe custou caro. No sábado, Hamilton foi apenas o 16º mais rápido e precisou fazer uma corrida de recuperação no domingo. O desempenho estava era tão ruim, que o 10º pode ser visto com bons olhos.

Após dois fins de semana seguidos de corrida, a Fórmula 1 tem uma pausa e retoma as suas atividades em duas semanas, entre os dias 8 e 10 de abril, com o GP da Austrália.

Compartilhe