Verstappen vence corrida caótica em Ímola – Após erro, Hamilton faz corrida de recuperação e termina em segundo

Compartilhe

FOTO: PANORAMIC/IMAGOIMAGES

A chuva que caiu sobre o autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, mudou os rumos da história do GP da Emília-Romanha. O caos foi protagonista na tarde de domingo na Itália, e proporcionou aos fãs uma corrida repleta de ações. Uma atuação impecável de Max Verstappen e um erro atípico de Lewis Hamilton – que só não rendeu maiores prejuízos ao britânico devido à forte batida entre Valtteri Bottas e George Russell que causou uma bandeira vermelha e suspendeu a prova – foram os momentos de maior destaque do dia.

 

Logo na largada, Verstappen – que partia de terceiro – tracionou melhor que os rivais e já na segunda curva tomou a liderança da corrida e se manteve por lá até o fim. Lewis viveu momentos de pesadelo ao longo da prova. Ainda na primeira volta, ao tentar se devender do ataque de Max, os pilotos se tocaram e o heptacampeão levou a pior, saindo com a asa dianteira danificada. Além disso, quando tentou passar o retardatário Russell na volta 31 Hamilton posicionou o carro na parte molhada da pista, perdendo tração e acabou na área de escape – novamente – danificando a asa dianteira. O inglês quase abandonou por ficar com o carro preso no cascalho. O #44 precisou engatar a marcha ré para conseguir levar seu carro até a pista, contudo, caiu de segundo para nono.

A corrida de recuperação começou após Bottas e Russell se enroscarem na volta 33. Com o acidente, foi necessário o acionamento da bandeira vermelha.

 

Bandeira Vermelha

É a bandeira responsável por paralisar a sessão – seja treino ou corrida – após um acidente, ou por falta de condições (como chuvas fortes). Com isso, todos os pilotos devem retornar para os boxes e aguardarem uma decisão da direção de prova que define se a atividade deve continuar ou não. Se a corrida seguir, uma nova largada é realizada considerando as posições estabelecidas na pista antes do momento do acidente.

Com a paralisação, a Mercedes reparou os danos no carro #44 e Hamilton partiu para corrida de recuperação. A última ultrapassagem do britânico foi em cima de seu compatriota Lando Norris, um dos destaques do fim de semana. Lando se saiu melhor que o companheiro Daniel Riccardo durante todas as atividades em Ímola. Por fim, conseguiu um merecido terceiro lugar e foi eleito pelos internautas como o piloto do dia.

As Ferraris também tiveram um bom desempenho. Charles Leclerc andou entre os três primeiros boa parte da prova, mas não conseguiu segurar o bom ritmo que a McLaren de Norris e fechou o dia em quarto. Carlos Sainz, apesar de ter cometido alguns erros no início, largou de 11º e terminou em quinto.

Daniel Riccardo teve um tímido desempenho ao longo de todo o fim de semana e terminou a corrida em sexto. Pierre Gasly (Alpha Tauri), Lance Stroll (Aston Martin), Esteban Ocon e Fernando Alonso (ambos da Alpine) fecharam o top 10.

* Kimi Räikkönnen (Alfa Romeo) terminou a prova em nono, porém, após a bandeira quadriculada o finlandês teve 30 segundos acrescidos em seu tempo de prova, por uma infração durante o reinicio da prova após a bandeira vermelha. Com isso, o campeão de 2007 terminou no 13º lugar.
** Lance Stroll também foi punido após a finalização do Grande Prêmio. O canadense sofreu uma punição de 5s por ter excedido os limites de pista em uma ultrapassagem em cima de Pierry Gasly. Com isso, caiu para a oitava colocação.

Sergio Pérez, apontado como um dos favoritos à vitória, viu suas chances de pontuar irem para o ralo após rodar sozinho na volta 38. Como resultado, cruzou a linha de chegada em 12º.

Hamilton segue líder do campeonato com 1 ponto de vantagem em relação a Max Verstappen. Essa diferença é fruto do ponto que o britânico ganhou ao fazer a volta mais rápida da corrida.

Assim ficou a classificação da Fórmula 1, após o GP da Emília-Romanha

A Fórmula 1 retoma suas atividades com o GP de Portugal que acontece entre os dias 30 de abril e 2 de maio.

 

Compartilhe