
FOTO: PANORAMIC / IMAGOIMAGES
A Fórmula 1 tem sido palco de grandes treinos classificatórios neste começo de temporada. Em uma sessão em que a posição dos três primeiro colocados foi definida por menos de 0,1s, Lewis Hamilton se destacou e conquistou a pole-position 99 da carreira. O inglês registrou 1min14s411 ainda em sua primeira tentativa no Q3, e foi o suficiente para sustentar a posição de honra.
Sérgio Pérez surpreendeu: Mesmo não sendo considerado um piloto forte no quesito voltas lançadas, o mexicano superou o companheiro Max Verstappen e foi apenas 0s035 mais lento que Hamilton. Isso rendeu o melhor resultado de classificação da carreira de ‘Checo’ e mostra o quão bem ele vem se adaptando ao carro da Red Bull.
Lando Norris também encheu os olhos de quem assistia. Nos minutos finais do Q3 o jovem da McLaren registrou 1min14s446, tempo que seria suficiente para ocupar o terceiro lugar. Porém, por ter excedido os limites de pista na curva Piratella, teve sua volta deletada e ficou com a sétima colocação. Charles Leclerc foi o quarto, seguido de Pierre Gasly e Daniel Riccardo.
Valtteri Bottas decepcionou. Dominou os dois treinos livres de sexta-feira e parecia estar muito bem a bordo do W12. Contudo, não conseguiu um bom tempo no Q3 e foi apenas o oitavo colocado. Esteban Ocon e Lance Stroll fecharam o top 10.
Carlos Sainz, Sebastian Vettel e Fernando Alonso foram eliminados no Q2 e ocupam, respectivamente a 11ª, 13ª e 15ª posições.
Outros destaques
Williams
A lendária equipe de Grove conseguiu um feito animador nesta manhã de sábado e viu sua dupla de pilotos, George Russell e Nicholas Latifi avançarem para o Q2. Latifi fez o 12º tempo, duas posições à frente do companheiro.
Yuki Tsunoda
Vindo de um sólido GP do Bahrein onde conseguiu somar seus primeiros pontos na categoria, as expectativas eram altas em cima do jovem nipônico. Ainda mais se considerarmos que a AlphaTauri tem um carro bem acertado para o GP da Emilia-Romanha. No entanto, durante a sua primeira volta rápida, Tsunoda destruiu a traseira de seu AT02 na saída da variante alta e não marcou tempo. O piloto, que não se feriu, parte do último lugar do grid.
A largada do GP da Emilia-Romanha é no domingo (18), às 10h00 da manhã, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelo canal da Rede Bandeirantes e também pelo Band Sports.