Roteiro de filme! Verstappen é campeão após superar Hamilton na última volta do GP de Abu Dhabi

Compartilhe

Max Verstappen conquistou o seu primeiro título mundial na Fórmula 1 após superar Lewis Hamilton na última volta do GP de Abu Dhabi. Em uma corrida que a Mercedes tinha um carro muito superior ao da Red Bull, os energéticos acertaram na estratégia de parada nos boxes após Nicholas Latifi causar uma bandeira amarela com 5 voltas para o final.

Foto: Mark Thompson/Getty Images

Hamilton, que partiu de segundo, tracionou melhor que o holandês na largada e assumiu a liderança na primeira volta da corrida. O inglês emendava uma sequência de voltas rápidas e se distanciava cada vez mais de seu rival. A Red Bull precisaria de uma boa estratégia de corrida para impedir o oitavo título de Lewis.

Na volta 14 Verstappen já estava sofrendo com o desgaste dos pneus macios e foi para os boxes calçar os compostos mais duros. No giro seguinte a Mercedes chamou Hamilton, que estava com os médios, e calçou os duros no carro #44.

Em uma tentativa de “frear” Lewis, a Red Bull alongou o stint de Sergio Pérez, que estava na liderança pois ainda não tinha ido aos pits. E a estratégia até que deu certo.  Na volta 20 os dois protagonizaram um dos melhores momentos da corrida em uma briga que valia a liderança. Hamilton levou a melhor, mas a distância que era de 8s para Max caiu para menos de 2s graças ao ótimo trabalho do mexicano.

A partir daí a corrida esfriou. Hamilton voltou a ser o mais rápido na pista e se distanciava cada vez mais de Verstappen. Mas o fim do GP de Abu Dhabi foi tão imprevisível quanto toda a temporada 2021 da Fórmula 1.

Com cinco voltas para o final Latifi errou e bateu o carro no guard rail, forçando a entrada do Safety Car na pista. Esse foi o momento chave da corrida.

A Red Bull chamou Verstappen para os boxes para que ele tentasse atacar Hamilton no final da prova. A Mercedes, que tinha muito a perder, acreditou que a corrida seria encerrada atrás do carro de segurança e preferiu manter Lewis na pista.

A corrida recomeçou na última volta do GP de Abu Dhabi e Lewis, que tinha um pneu muito desgastado, se tornou uma presa fácil. O inglês foi ultrapassado por Max e até tentou reagir, mas não tinha muito o que fazer. As chances do oitavo título acabaram ali.

Com isso, Verstappen venceu pela décima vez na temporada e assegurou o título no Campeonato de Pilotos de 2021. E título esse que foi muito merecido. Max foi muito consistente ao longo do ano e, com exceção do GP da Turquia onde foi “atropelado” por Bottas, terminou todas as corridas de 2021 em primeiro ou segundo lugar.

Como consolo, a Mercedes conseguiu garantir o título no Mundial de Construtores.

O GP de Abu Dhabi fechou com chave de ouro uma das melhores temporadas da história da Fórmula 1. Agora, a maior categoria do esporte a motor da uma pausa e retoma as suas atividades em 21 de fevereiro de 2021 com os testes de pré temporada para o campeonato de 2022.

Compartilhe