
FOTO: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM / AUSGP (F1 AUSTRALIAN GRAND PRIX)
O Grande Prêmio da Austrália, realizado desde 1996 no circuito de Albert Park, em Melbourne, é um dos mais queridos pelos pilotos devido à paixão e hospitalidade que o público local tem pela Fórmula 1. No entanto, por se tratar de um circuito de rua, a emoção na pista é algo raro e a monotomia é o que costuma se destacar nas corridas.
Pensando em acabar com o cenário pacato, a organização do GP da Austrália decidiu fazer mudanças no traçado do circuito e divulgou no último dia 1º as mudanças que já estão sendo realizadas.
Serão feitas alterações no pit-lane – que será ampliado em 2 metros – e nos seguintes trechos: as curva 1 e 6 serão alongadas. Já as curvas 3, 13 e 15 também serão mais largas mas contarão com uma mudança em suas angulações. A maior mudança fica para as curvas 9 e 10, que antes eram uma chicane e agora se torna uma reta. Essa última alteração vai proporcionar um trecho de maior velocidade, criando mais chances de ultrapassagens.

Imagem: Reprodução / Instagram / Ausgp (F1 Australian Grand Prix)
O QUE É A CHICANE?
As chicanes são um desvio artificial em um caminho ou uma sequência de curvas em “zig-zag”, funcionando como uma medida de segurança para reduzir a velocidade de quem passa pelo trecho.
Simulações realizadas no novo traçado indicaram que o tempo de volta deve ser 5s mais rápido a partir desse ano.
Vários pilotos foram consultados sobre as mudanças, dentre eles Daniel Riccardo – piloto da casa – que ficou feliz com as alterações.
“Todo circuito de rua é desafiador, mas o Albert Park é uma pista muito rápida. Possui muitas curvas de quarta e quinta marcha e é bem estreita em algumas partes. Estava sendo um lugar complicado para ultrapassagens, principalmente, por conta da pista ser estreita e os carros serem muito velozes, o que dificultava muito a perseguição entre a sequência de curvas de alta velocidade”, disse o australiano em entrevista ao site oficial da Fórmula 1.
“Porém, mudando algum dos pontos e criando mais espaço, cria-se maiores chances de proporcionar uma ultrapassagem, um mergulho, ou até mesmo, mudar sua linha para fugir do ar sujo. Eu penso que isso realmente vai ajudar” complementou.
A final de semana do GP da Autrália está previsto para acontecer entre os dias 18 e 21 de novembro. A Fórmula 1 retornará suas atividades em 16 de abril, com os treinos livres do Grande Prêmio da Emília-Romanha, em Imola, na Itália.