Afastamento de Richard abre vaga em meio-campo do Cruzeiro

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / CRUZEIRO E.C.

Afastado pela diretoria do Cruzeiro na tarde da última quarta-feira (10) após ser citado em esquema de apostas que vem sendo investigado pelo Ministério Público de Goiás, o volante Richard  vinha jogando como titular desde a chegada do técnico Pepa, com boas atuações e caminhando para ser um dos pilares da sua equipe, principalmente no meio-campo, onde exercia papel fundamental na marcação e também saída de bola.

Apesar das investigações seguirem em andamento e ainda não ter sido confirmado o envolvimento do volante no esquema, o seu afastamento prévio faz com que se abra uma vaga no disputado meio-campo celeste, e o técnico português tem muitas opções para definir quem poderá ser o seu substituto.

Na derrota para o Fluminense na última quarta-feira, Filipe Machado e Neto Moura atuaram pela região central, já que Ramiro também não atuou devido a suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O jogador vem sendo titular e, em condições de jogo normais, deve retornar ao time, sobrando justamente a vaga de Richard. No momento, Filipe Machado surge como principal candidato, já que substituiu o volante no último jogo.

Pela Copa do Brasil, quando foi poupado e entrou apenas no segundo tempo, Machado também foi o escolhido de Pepa para preencher a vaga de Richard. O jogador atuou nas quatro primeiras rodadas e só foi substituído na vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, no Independência, pela segunda rodada, quando deu lugar para Neto Moura.

Além de Neto Moura e Filipe Machado, remanescentes da campanha do acesso no ano passado, Pepa também tem a disposição o volante Wallisson, contratado no início da temporada junto à Ponte Preta e que retornou aos treinamentos após sentir dores no joelho direito. O jogador tinha sido utilizado pela última vez diante do Náutico, na Copa do Brasil, e entrou no segundo tempo contra o Fluminense, mostrando boa atuação. Em 11 jogos pela Raposa, tem uma assistência.

Correndo por fora estão Matheus Jussa, Ian Luccas e Fernando Henrique. O primeiro chegou por empréstimo junto ao Fortaleza durante a fase de grupos do Campeonato Mineiro e ainda busca seu espaço dentro do elenco. Foram duas partidas pelo estadual, ainda sob o comando do técnico Pezzolano, e desde então vem sendo relacionado por Pepa, mas foi utilizado apenas na vitória por 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, na terceira rodada, quando entrou aos 30 minutos da segunda etapa.

Promessa das categorias de base, Ian Luccas tem 20 anos e começou a temporada em alta com o técnico Pezzolano. Emprestado pela Ferroviária-SP, o Cruzeiro exerceu a compra do jogador no mês passado, renovando seu contrato por mais três temporadas. O jovem atuou em nove jogos pelo Mineiro, sendo titular em oito, e ainda aguarda sua primeira oportunidade com Pepa.

Por último, Fernando Henrique ainda se recupera de lesão no joelho direito, sofrida em janeiro, durante a pré-temporada, e ainda faz a transição para o campo após a lesão. Contratado junto ao Grêmio, o jovem é visto com muita expectativa, mas a lesão delicada sofrida ainda no início da temporada retardou sua estreia pelo Cruzeiro. Em condições, Fernando é mais opção para Pepa utilizar à frente da zaga no meio, com bom passe e poder de marcação.

Compartilhe