Cruzeiro estreia na Sul-Americana com empate diante da Católica, em Quito

Compartilhe

Sem apresentar um grande futebol principalmente no segundo tempo e com uma equipe bastante alterada, de olho na final do Campeonato Mineiro contra o Atlético, a Raposa apenas empatou por 0 a 0 diante da Universidad Católica. O jogo ocorreu no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, Equador, na quinta-feira (4/4), pela primeira rodada do grupo B do torneio internacional.

Além dos problemas de entrosamento e dos erros nos passes durante a transição para o ataque, a equipe do Cruzeiro mostrou sinais de fadiga física devido aos efeitos da altitude. A cidade de Quito, no Equador, está localizada a 2.850 metros acima do nível do mar.

O JOGO

Nicolás Larcamón optou por realizar seis alterações na escalação do Cruzeiro em comparação com o último jogo. O treinador decidiu preservar os principais jogadores de cada setor tático e deu oportunidade para atletas que vinham tendo menos tempo em campo. Com uma equipe mesclada, a Raposa conseguiu controlar bem o jogo durante a primeira parte da etapa inicial.

Contando com Mateus Vital e José Cifuentes como armadores, o time celeste cercou a área adversária, mas sem criar grandes ameaças ao gol defendido por Rafael Romo.

A dinâmica do jogo mudou por volta dos 25 minutos, quando os jogadores do Cruzeiro começaram a sentir os efeitos da altitude. Eles demonstraram sinais de cansaço e reduziram a pressão na marcação no campo adversário. Isso permitiu que a Católica se lançasse ao ataque, criando duas boas oportunidades de gol.

Aos 30 minutos, Ismael Díaz quase marcou de cabeça após uma cobrança de falta ensaiada, mas a bola passou rente à trave esquerda de Rafael Cabral. Quatro minutos depois, Kevin Minda também acertou o poste em uma jogada dentro da área, após girar sobre a marcação de Filipe Machado.

A segunda etapa começou da mesma forma que terminou a primeira: com a Católica pressionando o Cruzeiro. Logo aos 3 minutos, John Cifuente exigiu uma grande defesa de Rafael Cabral. O atacante girou sobre a marcação e soltou um chute forte de fora da área, mas o goleiro celeste se esticou todo e conseguiu espalmar a bola no travessão.

O Cruzeiro não conseguiu se organizar defensivamente e continuou cedendo espaços à Universidad, especialmente após tentativas frustradas de avançar ao ataque e uma recomposição lenta sem a posse de bola. Larcamón percebeu essa fragilidade e tentou corrigir, fazendo três substituições e colocando em campo três titulares que haviam sido poupados. O ritmo de jogo caiu, a Católica chegou a ameaçar no fim com um chute de longa distância, mas o jogo acabou sem gols.

O QUE VEM A SEGUIR

O Cruzeiro enfrentará o Atlético na disputa pelo título do Campeonato Mineiro neste domingo (7/4), às 15h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A Raposa têm a vantagem de poderem empatar para conquistarem o título estadual. Essa vantagem se deve à melhor campanha na fase de grupos, o que lhes garante a vantagem de dois empates na decisão.

A equipe só volta a jogar pela Sul-Americana na próxima quinta-feira (11/4), às 21h, quando enfrentará o Alianza, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo B.

Compartilhe