Romero fala sobre retorno à competições internacionais, preparação da equipe e altitude

Compartilhe

O volante Lucas Romero, em coletiva de imprensa pré jogo, expressou o sentimento de felicidade em retornar às competições internacionais com a camisa do Cruzeiro. O jogador destacou a importância deste retorno após quatro anos e ressaltou o prestígio que a participação na Copa Sul-Americana traz ao clube. 

Segundo Romero, a equipe está consciente da relevância do torneio e está determinada a representar bem a instituição:

“Eu tô muito feliz de estar aqui novamente no Cruzeiro e jogar competições internacionais, a gente ganha muito prestígio. Depois de quatro anos voltar a uma competição internacional é muito importante. Sei o sentimento da torcida, da diretoria, do clube, de nós como jogadores. A importância que essa competição tem para nós. Tentamos conversar com os mais novos e passar nossa experiência e o que é preciso botar em campo cada vez que a gente jogar uma competição internacional.”

Sobre a sequência de jogos decisivos que se aproxima, o volante falou sobre o fato de praticamente todo o elenco está em Quito: “sabemos da sequência pesada daqui pra frente, mas a gente se preparou bem, junto com o pessoal da condição física, trabalhamos para seguir 100% e se é necessário que tenhamos que jogar todos os jogos, estamos à disposição para entrar em campo.” E enfatizou a importância da preparação física e mental para encarar este período intenso de partidas: “Sabemos que temos uma final pela frente, no domingo, mas hoje o foco é na Sul-Americana.”

Sobre as ausências no elenco, especialmente a do artilheiro da equipe, Juan Dinenno, Romero ressaltou a dedicação do jogador e a necessidade de poupar atletas visando o longo calendário de compromissos:

“Juan (Dinenno) se dedica muito. Por ele, ficaria o tempo todo na Toca II. É um jogador que vem somando mais minutos. Temos que pensar no que temos pela frente. É necessário poupar jogadores para eles descansarem e estarem 100% pelo que temos pela frente. Ele tá bem.”

Quanto à análise do adversário, a Universidad Católica, Romero reconheceu a qualidade e a importância da equipe, tanto nacional quanto internacionalmente e destacou que foram “duas semanas longas de trabalho por conta da data FIFA. Sabíamos que na sequência de jogo que teríamos seria difícil trabalhar por conta das viagens longas, descanso. Estamos preparados, analisamos o rival, sabemos que é um time que no seu campo é difícil. Sabemos que será um jogo difícil e precisamos de foco total, mas vamos sair em busca da vitória.”

Sobre a altitude, o volante admitiu que é um fator a ser considerado, mas afirmou que a equipe está preparada para lidar com isso profissionalmente. Romero elogiou a contribuição de Cifuentes, jogador com experiência na liga equatoriana, na adaptação à altitude e expressou confiança na capacidade do time em controlar o ritmo da partida.

“Sabemos do nível que vem jogando a equipe (Católica), estamos focados, analisando muito o rival e vamos dar nosso 100%. Obviamente, não podemos escapar da altitude, porque influencia a nós que jogamos no chão, é um obstáculo, mas enfrentamos com total normalidade, com profissionalismo, sabendo o que estávamos esperando. Somos uma equipe dinâmica, tentaremos controlar isso, porque a altitude muitas faz com que baixemos um pouco o ritmo, mas Cifuentes nos ajudou muito. Conhece a liga, o país, a altitude.”

Por fim, Romero analisou o grupo da competição como um todo, reconhecendo a dificuldade, mas destacando a história e a grandeza do Cruzeiro:

“Um grupo difícil. Mas o Cruzeiro é um grande clube, com muita história em competições internacionais, um clube muito grande, que temos que dar o máximo. Sabemos a camisa que estamos representando.”

Compartilhe