Técnico do Porto comenta empréstimo de Gabriel Verón ao Cruzeiro

Compartilhe

O Cruzeiro oficializou a contratação de Gabriel Veron, atacante de 21 anos que estava no Porto, de Portugal, superando a concorrência do Internacional. O contrato proposto é de uma temporada, com a cláusula que permite ao clube mineiro adquirir os direitos econômicos do atacante.

Para ficar com o jogador em definitivo, o Cruzeiro teria que pagar um valor na casa de 10 milhões de euros, uma quantia semelhante àquela paga pelo Porto ao Palmeiras durante a contratação do jogador. A intenção do clube português com o empréstimo é justamente buscar que o atleta recupere o futebol apresentado no Brasil e possibilite aos lusitanos recuperarem o que foi investido.

Na coletiva de imprensa que precede o jogo do Porto contra o Chaves, pela Liga NOS, o técnico Sérgio Conceição falou sobre o empréstimo do atacante ao Cruzeiro. O treinador destacou o potencial de Gabriel Verón, mas lamentou os problemas físicos que o atacante enfrentou em Portugal, ressaltando que o atleta também precisa se dedicar fora das dependências do clube:

“É um jogador de qualidade, por isso é que o FC Porto o contratou. Agora, nesses 26 jogos, não fez um jogo completo, porque esteve sistematicamente lesionado. Temos um departamento médico que trabalham muito bem a recuperação dos jogadores, mas depois cabe aos jogadores. Controlámos os jogadores durante duas, três horas, mas depois há todo o treino invisível em que o jogador tem de se preparar. Há um ou outro jogador que tem a propensão para ter lesões que tem de se tratar mais, ser ainda mais profissionais… Imagine: a nossa concentração é às 9h15 e às 7h50 tenho jogadores a chegar aqui. O treino começa às 10h30. Isto é muito importante na vida, porque o futebol está mais rápido, mais intenso, há mais jogos por época e o jogador tem de perceber que depende do seu corpo.

O comandante ainda destacou que o clube fez “tudo” para que o jogador alcançasse sucesso, e lamentou a série de problemas físicos que o jogador conviveu ao longo da sua breve passagem no Porto:

“Por uma razão ou outra, o Veron teve a infelicidade de se magoar muitas vezes. Quando recuperava, no primeiro treino com alguma intensidade, magoava-se outra vez, num jogo em que entrasse cinco ou dez minutos magoava-se… Tudo aquilo que podíamos fazer para ajudar o Veron a ter sucesso, fizemos. Agora, cabe-lhe, neste novo passo na carreira, preparar-se bem e justificar toda a qualidade que levou o FC Porto a fazer o investimento que fez nele.”

Veron, que é um atacante de velocidade capaz de jogar pelos lados do campo, é visto no Cruzeiro como uma potencial substituição para Bruno Rodrigues, recentemente contratado pelo Palmeiras. Sua passagem pelo Porto foi marcada por problemas físicos, incluindo uma mialgia logo após sua chegada e uma lesão no tornozelo que o afastou dos jogos por mais de um mês durante o primeiro trimestre da temporada. Ao final da época, Veron acumulou 26 partidas e um gol marcado.

Na atual temporada europeia, o jogador enfrentou novos problemas. Uma lesão muscular durante as férias no Brasil o impediu de atuar pelo time principal do Porto. Durante a pré-temporada, uma nova lesão muscular, desta vez no adutor da coxa esquerda, manteve-o afastado. Veron teve apenas uma partida pelo time B do Porto na Segunda Divisão de Portugal, no início de outubro.

No Palmeiras, Veron acumulou uma experiência significativa, com 97 partidas disputadas, 14 gols marcados e 14 assistências. Conquistou seis títulos no time profissional, entre eles o Paulistão de 2020 e 2022, a Libertadores de 2020 e 2021, a Copa do Brasil de 2020 e a Recopa Sul-Americana de 2022. Em 2019,Verón também levou a “Bola de Ouro” do Mundial Sub-17, com a Seleção Brasileira, sendo eleito o melhor jogador da competição. A Seleção conquistou o torneio nesta oportunidade.

Compartilhe