Palco da décima etapa do mundial de Fórmula 1, o GP da Inglaterra, no lendário autódromo de Silverstone, cumpriu as expectativas do espectador e entregou uma baita corrida. A primeira volta, talvez tenha sido uma das melhores da F1 nos últimos anos – se não de todos os tempos.
A rivalidade entre Lewis Hamilton e Max Verstappen chegou ao auge. Com tantas disputas nas pistas em corridas anteriores, uma batida entre os protagonistas da temporada aconteceria mais cedo ou mais tarde. E acabou acontecendo na primeira volta do GP da Inglaterra, com Verstappen levando a pior.
Partindo da pole-position, Max não largou tão bem quanto o rival Lewis – que vinha de segundo – que já partiu para o ataque. Correndo em casa, o heptacampeão tentou de todas as formas possíveis uma ultrapassagem sobre o rival, que se defendeu de maneira extraordinária em todas as tentativas.
Porém, antes de completar a primeira volta da prova, Hamilton se envolveu em um acidente com Verstappen, ao posicionar sua Mercedes W12 na parte de dentro da curva Copse e tocar a roda traseira do Holandês, que levou a pior.
O piloto da Red Bull saiu da pista e bateu forte na barreira de pneus, foi registrado um impacto de 51G no carro #33. Max saiu ainda meio zonzo do carro e foi levado para o centro médico, mas ao que tudo indica nada de grave aconteceu ao líder do campeonato. Hamilton saiu do acidente com a asa dianteira danificada e perdeu a posição para Charles Leclerc que vinha logo atrás.
Verstappen and Hamilton collide!
The title rivals come together at Copse, pitching Verstappen into a high-speed crash.
The Dutchman was able to walk away but he has been taken to hospital for precautionary checks#BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/ol1s9dRJoa
— Formula 1 (@F1) July 18, 2021
Com o acidente, e a barreira de pneus destruida, a bandeira vermelha – que paraliza a corrida – foi acionada. Sinalização essa que, assim como na corrida de Ímola, foi benéfica para Lewis. Com a corrida suspensa, os carros precisam voltar para os boxes e as equipes podem fazer modificações nos bólidos – como troca de pneus e reparação de danos. Assim, a Mercedes pôde consertar os danos no carro #44 sem que ele perdesse tempo.
A direção de prova, após investigar o acidente, puniu o inglês com 10s. Alguns minutos depois a corrida foi retomada e Leclerc se mantinha firme na primeira posição, o que surpreendeu, afinal, não se esperava um ritmo tão forte assim da Ferrari na etapa inglesa.
O monegasco administrava a vantagem em cima de Hamilton, e só chegou a ser pressionado quando o motor da Ferrari ameaçou dar problema na entrega de potência. A corrida, então, deu uma esfriada e foi aberta a janela de pits-stops.
Na volta 28, a Mercedes chamou o heptacampeão para o boxes e já cumpriu a punição ali mesmo. Os mecânicos precisaram ficar 10s parados em frente ao W12 antes de começar a realizar a troca dos pneus médios pelos duros. Com o tempo perdido, o inglês voltou para a pista em 4º lugar e fez uma corrida de recuperação.
Com duas voltas para o fim o heptacampeão alcançou o líder Leclerc, que não pode fazer muito para se defender pois estava com os pneus mais desgastados. Na mesma curva Copse, Lewis assumiu a liderança e venceu o GP da Inglaterra.
And Hamilton takes the lead! #BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/KxqCqVQM1Y
— Formula 1 (@F1) July 18, 2021
Valtteri Bottas (Mercedes), Lando Norris (McLaren), Daniel Riccardo (McLaren), Carlos Sainz (Ferrari), Fernando Alonso (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin), Esteban Ocon (Alpine) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) fecharam o top 10.
Verstappen's lead is cut to 8 points#BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/p8WgigIPCT
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Verstappen ainda permanece na liderança do campeonato. Porém, a diferença que era de 32 pontos, caiu para apenas oito. A Fórmula 1 volta a acelerar no dia 1º de agosto com o GP da Hungria.